Redação Interativa
Cidades
Acessos: 631
ÁGUA BOA – A Prefeitura apresentou ontem à noite o Plano Ferroviário na Câmara Municipal. Estavam presentes o prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz, o deputado estadual Dr. Eugenio, o vice-prefeito, Ari Zandoná, a presidente da Câmara, Rejane Garcia, secretários municipais e vereadores.
O promotor de justiça, Dr. Luis Alexandre Lentisco, empresários e a população em geral também participaram. Na ocasião, o arquiteto Enio Perin de Londrina, Paraná, apresentou o esboço do Plano Ferroviário.
Perin já ajudou no desenvolvimento planejado das cidades de Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e diversos municípios Brasil afora. O plano apresenta legislação urbanística própria, uso e ocupação, código ambiental específico, regras para armazenamento de combustíveis e produtos químicos e plano de gerenciamento de riscos.
O objetivo é dar garantias para novos investidores a fim de consolidar o polo exportador regional. O Distrito Ferroviário Industrial e Tecnológico exigirá a construção de vias paralelas com a BR-158 dentro de uma influência de 400 metros, criando um corredor de acesso exclusivo a partir da cidade. Isso evitará sobrecarregar a BR-158 que receberá exclusivamente carretas para transporte dos produtos.
O distrito especial terá 1.780 hectares entre zona ferroviária, zona de ocupação especial, zona residencial, zona de processamento e exportação e zona tecnológica. O Distrito comportará indústrias de etanol de milho, depósito de combustíveis e produtos petroquímicos, bases de distribuição, armazéns graneleiros e terminais intermodais.
Trata-se de um projeto que ainda será discutido com a sociedade nos próximos meses, a fim de construir um sistema para 50 anos de desenvolvimento ordenado. PO percurso total do novo projeto terá cerca de 14 quilômetros.
Na opinião do arquiteto, é preciso o poder público estabelecer regras de ocupação para evitar a desorganização. “Municípios que planejaram tais investimentos para décadas, colheram excelentes resultados”, disse Perin. Ao final, alguns dos presentes se manifestaram, aprovando as ideias apresentadas, que agora passarão por amplas discussões.
Representantes de entidades presentes gostaram do esboço do projeto apresentado. Todos demonstraram interesse em participar das discussões que devem ocorrer nas próximas semanas, para que toda a sociedade tenha pleno conhecimento do caso.
Veja vídeo –
VEJA –
VEJA –
Veja –
Veja –
Veja –
Veja –










