O Clube Esportivo, de Bento Gonçalves, deu início na tarde de segunda-feira (22) à pré-temporada para a disputa do Campeonato Gaúcho Série A2 de 2026. A competição estadual tem início previsto para o dia 2 de agosto, daqui a 40 dias, e marca mais uma tentativa do alviazul de retornar à elite do futebol gaúcho.
O primeiro dia de atividades foi dedicado à apresentação oficial entre atletas e comissão técnica, além da realização de avaliações físicas e testes de desempenho. A partir desta terça-feira (23), os jogadores iniciam os primeiros treinamentos com bola, em atividades coletivas programadas para o período da tarde.
Márcio Ebert destaca elenco competitivo e valorização do desempenho
Durante a apresentação, o técnico Márcio Ebert enfatizou os critérios adotados na montagem do grupo e destacou a filosofia de trabalho que pretende implementar ao longo da temporada.
“Mesmo com limitações financeiras, fomos muito criteriosos na montagem de elenco e conseguimos formar um grupo competitivo, que vai brigar até o fim pelos nossos objetivos. Minha função e a da comissão técnica é potencializar ao máximo cada atleta. Sou um profissional que não gosta de falar muito, mas sim de trabalhar. Comigo, vão jogar aqueles que estiverem obtendo o melhor desempenho”, afirmou.
Neste primeiro momento, o elenco conta com 12 atletas. O grupo é formado por oito jogadores promovidos das categorias de base que disputaram o Gauchão Sub-20, dois atletas contratados que também são oriundos da base alviazul e integraram o elenco profissional em 2025, além de dois reforços vindos de outras equipes.
Os primeiros nomes do grupo profissional devem ser anunciados oficialmente pelo clube ainda nesta semana. Novos atletas são aguardados nos próximos dias na Montanha dos Vinhedos, enquanto outros reforços deverão chegar ao longo de julho devido a vínculos contratuais com equipes que ainda disputam competições nacionais.

Cronograma prevê aumento gradual da carga de treinos
A programação inicial prevê a continuidade das avaliações físicas e trabalhos experimentais durante esta semana. Os treinamentos com bola serão ampliados gradualmente, permitindo que os atletas se adaptem e fortaleçam o entrosamento.
Segundo o planejamento do departamento de futebol, as atividades em ritmo mais intenso começam na próxima segunda-feira (29), quando o grupo deverá contar com aproximadamente 20 jogadores à disposição da comissão técnica.
Comissão técnica combina experiência na base e novos profissionais
Para a temporada 2026, o Esportivo aposta em uma comissão técnica renovada, formada majoritariamente por profissionais que construíram trajetória dentro do clube e obtiveram resultados expressivos nas categorias de base.


Luiz Celestino assume liderança do planejamento do futebol
À frente da direção executiva desde março, Luiz Celestino é o responsável pela montagem do elenco e pelo planejamento estratégico da temporada. Natural de Rio Grande, o gestor de 35 anos acumula passagens por clubes como Nova Mutum-MT, Luverdense-MT, Real Ariquemes-RO e Ypiranga-RS.
Entre os principais resultados da carreira estão o título do Campeonato Mato-Grossense pelo Nova Mutum, em 2020, e a participação na conquista do Troféu Farroupilha pelo Ypiranga em 2025.
Márcio Ebert retorna para liderar projeto de acesso
Com forte identificação com o clube e com Bento Gonçalves, Márcio Ebert retorna ao Esportivo após passagem marcante entre 2016 e 2021. No período, atuou nas categorias de base e integrou a comissão técnica profissional que conquistou o acesso em 2019 e o título do Interior em 2020.
Desde então, acumulou experiências em clubes como Monsoon, Hercílio Luz, Juventude e Brasil de Farroupilha. Agora, assume a missão de conduzir o Esportivo na busca pelo retorno à Série A do Campeonato Gaúcho.
Giordano Demore será o auxiliar técnico
Natural de Caxias do Sul, Giordano Demore trabalha no Esportivo desde 2024. À frente das equipes sub-17 e sub-20, conquistou resultados importantes, incluindo o acesso à elite estadual, vice-campeonato da Liga Serrana Série Prata e classificação inédita para a Copa Sul.
Em 2026, comandou o time no Gauchão Sub-20 e garantiu a permanência da equipe na elite estadual.
Thainan Aires segue na preparação dos goleiros
Ex-goleiro profissional, Thainan Aires inicia mais uma temporada no clube. Desde 2023, atua como preparador de goleiros e acumula trabalhos tanto nas categorias de base quanto no elenco profissional.
Thainan Robalo assume supervisão do futebol
Responsável por um dos processos de reconstrução mais importantes das categorias de base do Esportivo, Thainan Robalo volta a desempenhar função estratégica no futebol profissional. Ele será responsável pela logística, organização e acompanhamento das atividades diárias do departamento.
Estrutura administrativa e departamento de saúde mantidos
A equipe também contará com a experiência de Ernesto Júnior, o “Juninho”, na função de roupeiro, e de Edemir Oliveira, funcionário mais antigo do clube e responsável pela supervisão administrativa.
No departamento de saúde e performance, o médico Victor Vargas atenderá a equipe nos jogos, enquanto os fisioterapeutas Gabriel Lunelli, Lorenzo Vignatti e Bernardo Reis seguirão atuando no acompanhamento dos atletas ao longo da temporada.
Objetivo é recolocar o Esportivo na elite do futebol gaúcho
Com um elenco em construção, valorização das categorias de base e uma comissão técnica que mistura experiência e identificação com o clube, o Esportivo inicia sua caminhada rumo ao Gauchão Série A2 de 2026. A expectativa da direção é consolidar um grupo competitivo nas próximas semanas e chegar preparado para a estreia, buscando o principal objetivo da temporada: o retorno à elite do futebol gaúcho.

