O valor da taxa é de R$ 85, o mesmo cobrado na edição anterior, e deve ser pago por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança (a depender da instituição financeira) por quem não foi beneficiado pela isenção.
O pagamento deve ser efetuado por quem não teve o pedido de isenção da inscrição aceito pelo MEC.
Já a gratuidade foi concedida aos:
- Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
- Aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Participantes do programa Pé-de-Meia.
Este ano, o Enem vai ocorrer nos dias 8 e 15 de novembro. A edição de 2026 terá também atendimento especializado para os dias de aplicação da prova.
O benefício é voltado para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual, surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, fibromialgia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica.











